Solução integrada para o diagnóstico de defeitos, análise dinâmica emonitoramento contínuo de unidades geradoras francis
Código ANEEL: PD-02949-3007/2021
Entidades Executoras: UFU – Universidade Federal de Uberlândia, FAU – Fundação de Apoio Universitário e CPFL-G.
Resumo:
No presente projeto de pesquisa duas técnicas sofisticadas de monitoramento serão integradas e desenvolvidas para criar uma ferramenta única de diagnostico estrutural em turbinas hidráulicas. Estas técnicas são: o método baseado no modelo matemático representativo da unidade geradora e o método baseado em alta frequência (impedância eletromecânica, emissão acústica e ultrassom). A diferença fundamental entre estes métodos está associada com a severidade do defeito e o alcance. Para isso, são utilizados os sensores de vibração, temperatura, entre outros, disponíveis na UG. As técnicas baseadas em alta frequência são capazes de identificar o surgimento de trincas em um dos tirantes.
A eficiência desta ferramenta de diagnóstico será verificada através de 3 fases a fim de se obter o desempenho necessário antes da integração na UG: testes computacionais (validação numérica), ensaios experimentais realizados em laboratório e ensaios em diferentes componentes de UGs. Desta forma, no presente projeto de P&D propõe-se desenvolver uma metodologia integrada e abrangente para o diagnóstico de defeitos em UGs Francis.