A Companhia Energética Rio das Antas sempre pautou sua atuação pelas melhores práticas ambientais e com a determinação de gerar energia com menor impacto ao meio ambiente.
Com este foco, desde o início do processo de licenciamento, a Ceran tratou todas as questões ambientais como prioritárias e buscou soluções superiores do ponto de vista técnico, visando a operação de um Complexo baseado nos princípios da sustentabilidade. Neste sentido, desenvolveu e implementou, na região do empreendimento, um Projeto Básico Ambiental com 27 programas específicos, focados nos meios físico, biótico e sócio-econômico-cultural.
O acompanhamento do controle ambiental na fase construtiva foi rigoroso, com a adoção de cuidados extremos por todos os envolvidos com o Complexo.
Ao encerramento das obras, os ambientes foram recuperados e reintegrados às comunidades. O trabalho realizado, as informações e os resultados técnicos e científicos obtidos resultaram em uma consistente base de dados, de grande relevância, disponível nos relatórios ambientais destinados aos órgãos licenciadores e fiscalizadores. Na atual fase dos empreendimentos do complexo CERAN são mantidos 10 Programas Ambientais integrantes do PBA previstos no processo de licenciamento ambiental
De acordo com os sólidos princípios de desenvolvimento sustentável e com a política de meio ambiente, a Ceran mantém um Sistema de Gestão Integrado certificado pelas Normas Internacionais ISO 9.001, 14.001 e 45.001 que contempla a padronização e a certificação dos principais processos de trabalho, nas dimensões da qualidade, do meio ambiente, e da saúde e segurança ocupacional.
É nesses termos que a Ceran atua e desenvolve suas atividades, permanentemente comprometida com o desenvolvimento sustentável.