CERAN vai testar sistema de alerta na Usina Hidrelétrica Castro Alves

Nova Roma do Sul, 01/08/2022 – Nos próximos dias 4 e 5 de agosto, a CERAN fará novos testes no sistema de alerta instalado na Usina Hidrelétrica Castro Alves. O objetivo é fazer a validação final do equipamento, que já passou por uma primeira avaliação no mês de abril.

Como se trata apenas de um teste, a população residente nas proximidades não precisa se preocupar. O som dos alarmes deve ser ouvido a uma distância considerável, mas isso não representa motivo para qualquer atitude diferente da rotina normal. Orientações nesse sentido vêm sendo repassadas às famílias desde a semana passada.

O sistema de alerta da Usina Hidrelétrica Castro Alves é composto por estações com sirenes instaladas próximas à barragem, em uma área tecnicamente chamada de Zona de Autossalvamento, que é a região abaixo da barragem, com distância menor do que 10 quilômetros.

O objetivo é fazer a validação final do sistema, que já passou por uma primeira avaliação em abril. O sistema de alerta é composto por estações com sirenes e foi instalado próximo à barragem da Usina, em uma área tecnicamente chamada de Zona de Autossalvamento, que é a região abaixo da barragem, com distância menor do que 10 quilômetros.

A instalação do sistema de alarme é uma das exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela Lei nº 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens.