Ceran atualiza situação das barragens 1 ano após as cheias históricas

Após um ano de uma das maiores cheias que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, a Ceran informa que todas as suas Usinas encontram-se em operação.

A Usina 14 de Julho, que sofreu o rompimento parcial da barragem no dia 02 de maio de 2024, teve a sua cota operacional (altura da barragem) recuperada no mês de dezembro do mesmo ano sendo finalizada em sua totalidade no mês de março de 2025, com a adequação ao perfil hidráulico. Recentemente, a Ceran recebeu uma comitiva de Defesas Civis dos municípios do Vale do Taquari que realizaram uma visita técnica na barragem da UHE 14 de Julho.

A Usina Monte Claro teve a Casa de Força inundada, mas com o trabalho de nossas equipes e fornecedores foi recuperada e encontra-se em operação, assim como a UHE Castro Alves que não sofreu impactos significativos.

Durante o período que sucedeu os eventos climáticos extremos, a Ceran interagiu constantemente com as Defesas Civis e órgãos públicos com informações recorrentes e acionamento do Plano de Emergência (PAE).

A Ceran se solidariza com as vítimas da tragédia e reafirma o seu compromisso com a transparência das informações e a segurança das pessoas. Agradecemos as Defesas Civis, poder público, comunidade pela parceria e compreensão em um momento desafiador da história de todos nós. Um agradecimento especial aos nossos colaboradores que fizeram a diferença para minimizar os impactos e salvar vidas.