Meio Ambiente

Compromisso com a sustentabilidade

A Companhia Energética Rio das Antas sempre pautou sua atuação pelas melhores práticas ambientais e com a determinação de gerar energia com menor impacto ao meio ambiente.

Com este foco, desde o início do processo de licenciamento, a Ceran tratou todas as questões ambientais como prioritárias e buscou soluções superiores do ponto de vista técnico, visando a operação de um Complexo baseado nos princípios da sustentabilidade. Neste sentido, desenvolveu e implementou, na região do empreendimento, um Projeto Básico Ambiental com 27 programas específicos, focados nos meios físico, biótico e sócio-econômico-cultural.

O acompanhamento do controle ambiental na fase construtiva foi rigoroso, com a adoção de cuidados extremos por todos os envolvidos com o Complexo. Ao encerramento das obras, os ambientes foram recuperados e reintegrados às comunidades. O trabalho realizado, as informações e os resultados técnicos e científicos obtidos resultaram em uma consistente base de dados, de grande relevância, disponível nos relatórios ambientais destinados aos órgãos licenciadores e fiscalizadores.

De acordo com os sólidos princípios de desenvolvimento sustentável e com a política de meio ambiente, a Ceran mantém um Sistema de Gestão Integrado que contempla a padronização e a certificação dos principais processos de trabalho, nas dimensões da qualidade, do meio ambiente, e da saúde e segurança ocupacional.

De forma pioneira, a UHE Monte Claro foi enquadrada nos critérios de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo da ONU, estabelecidos no âmbito do Protocolo de Quioto, por sua contribuição para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. A Ceran, através da UHE Monte Claro, concluiu em dezembro de 2007 a primeira venda, no mundo, de Certificados de Redução de Emissões de CO2 (CERs), provenientes de uma usina a fio d’água, com mais de 20MW.

É nesses termos que a Ceran atua e desenvolve suas atividades. Permanentemente comprometida com o desenvolvimento sustentável.