Geração de Energia

Nota sobre Segurança das Barragens

As Usinas Hidrelétricas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, pertencentes a Companhia Energética Rio das Antas (CERAN), encontram-se em total conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que determina o acompanhamento e a avaliação das condições das barragens e estruturas civis associadas aos seus empreendimento, inclusive com acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.  

As barragens e demais estruturas civis da CERAN foram construídas dentro das mais modernas técnicas de engenharia e estão em plena condição de operar com segurança, não existindo qualquer anormalidade que comprometa a integridade e a funcionalidade das usinas.

Estas estruturas são constantemente monitoradas por mais de 100 instrumentos implantados desde a construção, projetados para identificar qualquer mudança de comportamento. As informações das instrumentações são continuamente registradas em relatórios de inspeção e uma equipe de engenharia avalia rotineiramente os dados e emite relatórios de comportamento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma preventiva, eficiente e segura.

A integridade dos equipamentos da usina é garantida ainda por um sistema automatizado de supervisão e controle, acompanhado 24 horas por dia por operadores, capaz de detectar qualquer eventual anormalidade e sinalizar para que a equipe técnica possa intervir imediatamente.